

“Hoje eu removi a vergonha da sua escravidão.” Josué 5:9, NLT
Deus tirou Israel do Egito em um dia, mas foram necessários quarenta anos para tirar de Israel a vergonha do Egito. Isso aconteceu em um lugar chamado Gilgal, 603 km a nordeste do Egito.
Os israelitas pensavam como escravos e agiam como escravos. Afinal de contas, é difícil quebrar o ciclo depois de quatrocentos anos de escravidão. Tecnicamente, os israelitas foram libertados no Êxodo. Mas foi só quando chegaram a Gilgal que eles finalmente deixaram o passado no passado. “Então o Senhor disse a Josué: ‘Hoje eu removi a vergonha da sua escravidão no Egito’”.
Para alguns de nós, são necessários anos para encerrar nossos sentimentos de condenação e tirar o passado do presente. A boa notícia é que Deus ainda pode tirar a vergonha do seu passado. “Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1, KJA).
Observe a palavra “agora”. O perdão total é a nossa realidade no tempo presente. Aqui mesmo. Agora mesmo. Se você está em Cristo, você não é mais definido pelo que fez de errado; você é definido pelo que Cristo fez de certo em seu favor. Você é uma nova criação, mas às vezes leva tempo para que sua nova natureza se torne uma segunda natureza. Jesus veio para colocar o passado em seu lugar — no passado. Você precisa deixá-lo lá.
Como você faz isso? Vendo a si mesmo como Deus o vê — justo (veja 2 Coríntios 5:21). Em vez de se ver vestido de vergonha, comece a se ver como Deus o vê: vestido com a justiça de Cristo.